PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mais uma reflexão sobre LIMITES


A arte de impor limites!

A criança especial tem necessidades especiais. Seu ritmo pode ser lento em alguns pontos (especialmente os que nos interessam) e rápido em outros ( os que não nos interessa nem um pouco), por exemplo: ensiná-los a usar o vaso sanitário é uma tarefa árdua na maioria dos casos, pode levar anos mas, ligar um computador não precisa ensinar, Fazê-los comer sozinhos pode ser difícil mas impedi-los de revistar e revirar uma geladeira ( e tampinhas e potes "herméticos") é mais difícil ainda. Podemos notar que o que de fato os interessa eles assimilam bem.
Penso as vezes que o ideal é ampliar os interesses da criança mas creia, não é fácil!
Existe também a importante questão dos limites. Não é e nunca foi fácil impor limites aos filhos, ainda mais se for uma criança especial. Nestes casos, costumamos ser permissivos o que não é nada bom para eles.Amar não é mimar! Amar alguém é dar a ele o que é necessário sem adular.
Incluem-se aí limites claros, muito claros.
Educá-los é uma tarefa árdua, são teimosos, bons em chantagens emocionais (verdadeiros experts) e contam sempre com o excesso de tolerância dos outros. Quando existem irmãos, eles nos mostram (e juramos de pé junto que não) o quanto somos tolerantes com a criança especial e não com eles. Acredite, os irmãos estão certos! O primeiro passo que devemos dar é tratá-los o mais normal possível, respeitando suas dificuldades mas cobrando sempre aonde lhes for possível. Não se pode confundir deficiência com falta de educação.
É preciso prepará-los para viver em sociedade e isto impõe naturalmente a todos normas de comportamento e a criança, futuramente adulto especial, não está livre disto, a menos que você tenha planos de interná-la no futuro ( o que peço a Deus não seja nem de longe necessário).
Impor limites não é sair batendo ou coisa do gênero. A criança precisa saber o que pode e o que não pode fazer


Palavras claras, em frases curtas, ditas com firmeza, para não confundi-las. Cada um de nós encontrará uma forma de repreender, pode ser por exemplo a retirada de um brinquedo, desligar a TV enfim, normalmente se tira algo do agrado da criança por um período de acordo com a falta. Importante destacar que como toda a criança, eles usam a memória de curto prazo portanto, não vá desligar a TV horas depois pois eles não associarão à falta cometida.
Valorize suas vitórias. Quem não se sente estimulado assim!
Procure a orientação de um bom profissional em psicologia, de preferência com experiência em crianças especiais
Conversem com outros pais especiais sim, eu disse pais especiais, pois recebemos uma maravilhosa missão e somos especiais para nossos filhos!.
Deficiente é a sociedade que não os apóia!

Lucy Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário