PROJETO EM ANDAMENTO 2016

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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AEE na área da Deficiência Visual na Sala Multiespecial


Olá , sou o professor Marcelo Sá Britto de Freitas, professor especialista em Educação Especial com o foco voltado para as questões educacionais da deficiência visual.
Quando comecei o trabalho na Sala Multifuncional da Escola Básica Prefeito Alberto Werner identifiquei que havia pouco material pedagógico disponível para iniciarmos o atendimento ao aluno com Baixa Visão matriculado nesta Unidade Escolar. Então com a colaboração de minha colega professora Andréa e a Direção desta escola, fomos em busca de alguns recursos e instrumentos apropriados para a Educação de pessoas com deficiência visual.

Segue abaixo alguns desses materiais:
Máquina Braille;
Suporte emborrachado para a máquina Braille;
Folhas para a escrita Braille;
Sorobã;
Cela Braille (para aprender a escrita Braille);
Alfabeto Móvel Braille;
Dominó Adaptado;
Computador Adaptado com alguns softwares sonoros e com os programas DOS VOX e NVDA;
Doação da Secretaria Municipal de Educação: Duas caixas de som
















Foram solicitados outros materiais necessários, junto a SME e estamos aguardando  sua chegada.




É isso aí pessoal! Estamos na escola para torná-la um ambiente mais inclusivo e feliz. Vamos em frente e tenhamos todos um ótimo ano letivo.











Início do ano... Sala Multiespecial em contato com os pais !

Enquanto não iniciam os atendimentos na Sala Multiespecial os profissionais Andréa e Marcelo realizam um momento mais íntimo com os pais dos educandos envolvidos: 


* ANAMNESES
* ENTREVISTA MONTADA PELA DUPLA PARA CHECAR AS EXPECTATIVAS DOS PAIS
* MATRÍCULAS OU REMATRÍCULAS.


Esse é um período, também de sondagem do AEE, de primeiro contato com novos educandos e pais, observações nas salas de aula, orientações iniciais aos professores, suporte técnico a todos os envolvidos...




Socializamos o modelo de Entrevista que montamos:
EXPECTATIVAS PARA 2012
Nome:_________________________________________________________________
Idade:____________________ Filho(a) atendido pelo AEE: _______________________

Com o objetivo  de organizar o AEE sob a forma de melhor atender as expectativas dos pais e estabelecer uma parceria com as famílias , gostaríamos que registrasse abaixo  sua opinião:

A)     Como você descreve seu filho? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)     Como você descreve a escola de seu filho? Você tem algo a elogiar ou criticar ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C)     O que você espera que seu filho aprenda na escola?Você julga que ele pode avançar até onde na aprendizagem?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D)     Como você gostaria que ele fosse tratado por todos (funcionários, colegas, direção, outros pais...)? Pela professora regente? Pela professora do AEE?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E)      De que forma o Atendimento Educacional Especializado poderia contribuir para o melhor desenvolvimento de seu filho? Trabalhando o quê? De que maneira? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F)      Você acha importante ser parceiro da escola? Que ações você já tomou para estabelecer parceria com a escola de seu filho?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G)     Você acompanha os conteúdos trabalhados na série que seu filho cursa? Seu filho acompanha a aprendizagem desses conteúdos? Se não acompanha de que forma o professor deveria ministrar as aulas para ele, na sua opinião ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
H)     Seu filho é independente nas atividades de vida diária ( andar sozinho, comer sozinho, usar o banheiro sozinho)? Se não é, você avalia que essas são atividades que a escola deve ensinar?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Acessibilidade na prática


...“Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica, suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente,nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público-alvo da educação especial, as seguintes atribuições:

a)Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las (MEC/SEESP, 2009).
...

f) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola (MEC/SEESP, 2009). O professor do AEE observa a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos na sala de aula, as distorções, a pertinência, os limites desses recursos nesse e em outros ambientes escolares, orientando, também, as famílias e os colegas de turma quanto ao uso dos recursos”.

                                  
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - A Escola Comum Inclusiva  - Seesp-Mec







A Escola Básica Prefeito Alberto Werner, após levantamento em consonância com o AEE,  já deu início aos Recursos de Acessibilidade Necessários ao melhor atendimento dos ANEEs.




Rampas 








Cadeira Escolar adquirida pela Unidade para melhor acomodar ANEE.




A entrada principal da escola também foi reformada, eliminando-se desníveis no passeio.