PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

terça-feira, 1 de maio de 2012

JECRIPE - Jogo de Estimulação à Síndrome de DOWN

Jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down."

O JECRIPE foi lançado no dia 14 de abril de 2010 e trata-se de um jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Este foi o primeiro jogo eletrônico desenvolvido para atender as necessidades específicas deste grupo.

Todas as brincadeiras desenvolvidas nesse jogo foram apresentadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do projeto, de forma que elas estimulam a criança para atividades interativas de forma progressiva. Ele conta com tarefas que envolvem “clicar e arrastar” objetos, mover elementos para atividades específicas e até mesmo imitação de gestos (através de dançar uma música).
Cenário

O jogo apresenta na interface inicial um mapa do “ilha do Jecripe”, na qual a criança encontra três casas para começar as brincadeiras. Adicionalmente, há um garotinho chamado Betinho (personagem principal), que é uma criança com feições de Síndrome de Down, que acompanha o jogador em todas as suas atividades.

Em todas as atividades há a narrativa do cenário e do que está sendo solicitado à criança. Adicionalmente, há o estímulo positivo incentivando a continuar o jogo e expressando felicidade pelos acertos.





A casa à esquerda (Casa da Música), traz atividades envolvendo dança e imitação de gestos. Nessa área, em cada um das janelinhas é tocada uma música e o Betinho convida a criança a dançar juntamente com ele, imitando seus gestos. A casinha do meio apresenta um novo amiguinho: o Samuca.

O Samuca é um bebezinho que, como ainda não sabe se comunicar falando, aponta os objetos desejados nas prateleiras, para que a criança os leve até ele. A casa à direita (Casa das Bolhas) traz uma atividade relacionada à movimentação livre na tela (estourar bolhas) e outra que necessita combinar elementos e cores (colocar brinquedos na caixa da mesma cor).


Fonte: http://gigi-amancio.blogspot.com.br/search/label/-%20Sindrome

Para DOWNLOAD acesse esse endereço: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld66836.htm



Biblioteca de Livros Digitais - Governo de Portugal. VOCÊ CONHECE?

Gente !

Através de uma colega, descobri esse espaço MARAVILHOSO e rico em possibilidades de exploração no AEE. Rico em imagens e áudios. A criança tanto pode escolher, "folhear" e ler as páginas do livro como pode, folhear e ouvir sua narração.
Opções para várias faixa etárias!

Para acessar:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/index.php

       Sobre a Biblioteca de Livros Digitais :









Integrado nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.
A Biblioteca de Livros Digitais é uma iniciativa Web 2.0, estruturada pela agregação de um número considerável de projectos individuais partilhados, entretecidos numa teia dinâmica de ligações e RSS.
A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, que se situa para lá do conceito tradicional de lugar da publicação na rede, entendido como mero repositório de trabalhos.






TIC na Educação e AEE

Deixo aqui, sugestões para o professor do AEE trabalhar com a Tecnologia da Informação e Comunicação na Sala de Recursos.

As sugestões abaixo, estou estudando na Pós Graduação Mídias na Educação que estou cursando pelo IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, proporcionadas pela professora Rosemeri Coelho Nunes.
Confiram todos os sites sugeridos, vale muito á pena!

TIC aplicadas na educação
















●tvescola.mec.gov.br
●portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.brasilescola.com/
http://www.dominiopublico.gov.br
http://www.educopedia.com.br
http://rived.mec.gov.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br/






O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de
aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.



JOGOS


Papel jogos eletrônicos na educação: é possível um diálogo? Nova forma de aprender ????

- 25 bilhões de dólares em vendas só nos EUA.

80% DIVERTIDO E 20 CONTEÚDO





Alguns artigos interessantes sobre o tema:









ESCOLA GAMES

É um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.
Na versão atual do site há 41 jogos cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente.




 Jogos educativos:







Objetos de Aprendizagem


 Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.




 Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.Nesse momento o Banco possui 16.490 objetos publicados,2.009 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 2.816.010 visitas de 172 países



Site TIC na Educação- Revista Eletrônica

http://www.ticnaeducacao.com.br/



Site ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GABRIEL OBINO