PROJETO EM ANDAMENTO 2016

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quinta-feira, 12 de julho de 2012

AUTISMO - CID 10



AUTISMO – CID-10




Classificação Internacional de Doenças (CID-10) publicada pela Organização Mundial de Saúde
(WHO - World Health Organization)


Segundo a CID-10 , é classificado como F84-0 , como "Um transtorno invasivo do desenvolvimento , definido pela presença de desenvolvimento anormal /ou comprometimento que se manifesta antes da idade de 3 anos e pelo tipo característico de funcionamento anormal em todas as três áreas : de interação social , comunicação e comportamento restrito e repetitivo . O transtorno ocorre três a quatro vezes mais frequentemente em garotos do que em meninas ."


Pelo menos 8 dos 16 itens especificados devem ser satisfeitos.
A . LESÃO MARCANTE NA INTERAÇÃO SOCIAL RECÍPROCA, MANIFESTADA POR PELO MENOS TRÊS DOS PRÓXIMOS CINCO ITENS:


1. dificuldade em usar adequadamente o contato ocular, expressão facial, gestos e postura corporal para lidar com a interação social.
2. dificuldade no desenvolvimento de relações de companheirismo.
3. raramente procura conforto ou afeição em outras pessoas em tempos de tensão ou ansiedade, e/ou oferece conforto ou afeição a outras pessoas que apresentem ansiedade ou infelicidade.
4. ausência de compartilhamento de satisfação com relação a ter prazer com a felicidade de outras pessoas e/ou de procura espontânea em compartilhar suas próprias satisfações através de envolvimento com outras pessoas.
5. falta de reciprocidade social e emocional.



B . MARCANTE LESÃO NA COMUNICAÇÃO:

1. ausência de uso social de quaisquer habilidades de linguagem existentes.
2. diminuição de ações imaginativas e de imitação social.
3. pouca sincronia e ausência de reciprocidade em diálogos.
4.  pouca flexibilidade na expressão de linguagem e relativa falta de criatividade e imaginação em processos mentais.
5.   ausência de resposta emocional a ações verbais e não-verbais de outras pessoas.
6.   pouca utilização das variações na cadência ou ênfase para refletir a modulação comunicativa.
7.  ausência de gestos para enfatizar ou facilitar a compreensão na comunicação oral.



C. PADRÕES RESTRITOS, REPETITIVOS E ESTEREOTIPADOS DE COMPORTAMENTO, INTERESSES E ATIVIDADES, MANIFESTADOS POR PELO MENOS DOIS DOS PRÓXIMOS SEIS ITENS:



1. obsessão por padrões estereotipados e restritos de interesse.
2. apego específico a objetos incomuns.
3. fidelidade aparentemente compulsiva a rotinas ou rituais não funcionais específicos.
4. hábitos motores estereotipados e repetitivos.
5. obsessão por elementos não funcionais ou objetos parciais do material de recreação.
6. ansiedade com relação a mudanças em pequenos detalhes não funcionais do ambiente.




D. ANORMALIDADES DE DESENVOLVIMENTO DEVEM TER SIDO NOTADAS NOS PRIMEIROS TRÊS ANOS PARA QUE O DIAGNÓSTICO SEJA FEITO.


Fonte de pesquisa: http://profpath.blogspot.com.br/search/label/diagn%C3%B3stico

Sugestão: Site para Atividades Pontilhadas.


Site Para Criar Atividades Pontilhadas –

Acessem - http://twistynoodle.com
http://twistynoodle.com





Site muito interessante.
Nele podemos encontranos várias imagens e com ela podemos editar e fazer atividades de escrita pontilhada.

Observe o exemplo feito na imagem abaixo onde foi editado a figura da criança com a frase AMO MINHA ESCOLA.
É muito fácil basta escolher a imagem e escrever o que desejar (máximo 30 caracteres)).

Vamos ao tutorial:


1.            Acesse aqui o site já traduzido.







2. Esconha um dos temas clicando na imagem.




3. No lado direito da tela vc encontrará três tipos de fontes:



  
4. Escreva a palavra ou frase desejada no espaço indicado na imagem abaixo:



5. Clique em Enviar (Submit).
Espere carregar a imagem e salve em seu computador.







Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/

OS 10 MANDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL