PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Educação Inclusiva - Jornal Nacional



INCLUSÃO ESCOLAR  - Uma realidade possível e já aplicada, para nosso orgulho!

Itajaí encontra-se em primeiro lugar no ranking de Educação Inclusiva


Matéria publicada no Site da Secretaria de Educação de Itajaí


Equipamentos sala multi profª Andréa







Educanda de nossa Sala Multiespecial.


Dez compromissos foram assumidos pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí no projeto "Compromissos da Gestão Pública com a Educação Inclusiva", Hoje, Itajaí encontra-se em 1º lugar no ranking de cumprimento destes compromissos.



O projeto, que é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, tem como objetivo contribuir para que os municípios conquistem avanços relevantes no processo de construção de uma educação pública efetivamente inclusiva.


Os compromissos foram assumidos por 54 municípios, distribuídos em 17 estados. As Secretarias de Educação são responsáveis por informar os avanços das ações realizadas, atualizando o ambiente virtual http://diversa.org.br/gestao-publica do projeto. 



Recursos pedagógicos 1

Educandas de nossa Sala Multiespecial.


Este ambiente é público e todos podem visualizar os objetivos, estratégias, prazos para cada ação e anexos multimídia. O MEC e o Instituto Rodrigo Mendes acompanham o desenvolvimento dos compromissos, oferecendo apoio e dando visibilidade às nossas ações.
É neste campo que Itajaí aparece em 1º lugar com o cumprimento dos compromissos. Ao final do projeto, os 5 municípios que mais se destacarem na implementação de suas ações serão homenageados no GT das Grandes Cidades, que será realizado ao final de 2012. Além disso, os municípios receberão uma série de livros técnicos sobre educação e educação inclusiva, cedidos pela Editora Summus. As melhores práticas de inclusão constituirão, ainda, objetos de artigos a serem publicados no portal DIVERSA, em português e inglês, além da revista INCLUSÃO, editada pelo Ministério da Educação.
p6120091
Confira quais foram os compromissos assumidos por Itajaí:







1- Efetivação de professores para o exercício da função docente e profissionais no atendimento educacional especializado (AEE), complementar ao ensino regular.

2- Participação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE), complementar ao ensino regular. Participação de gestores, equipes pedagógicas, profissionais de serviços e apoio escolar em programas de formação para a educação inclusiva.
3- Institucionalização da oferta do atendimento educacional especializado (AEE), complementar ou suplementar à escolarização, no projeto pedagógico (PP) das escolas da rede municipal de ensino.
4- Implantação de novas salas de recursos multifuncionais e aquisição de recursos de tecnologia assistiva para as salas de recursos multifuncionais implantadas nas escolas da rede municipal de ensino.
5- Aquisição de recursos pedagógicos como acervo bibliográfico (de referência e literatura), materiais didáticos diversos, instrumentos musicais e materiais esportivos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a acessibilidade das demandas educacionais.
6- Aquisição de mobiliário e equipamentos escolares que garantam as condições necessárias à acessibilidade.
7- Diagnóstico e adequação da infraestrutura arquitetônica.
8- Assistência individual e/ou coletiva aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem durante todo o ano letivo.
9- Construção de sede própria para o CEMESPI.
10- Adesão do município de Itajaí ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa do Governo Federal que atende as pessoas com deficiência de 0 a 18 anos.




A E.B.Prefeito Alberto Werner foi escolhida pela Emissora de Televisão do Município: TV Brasil Esperança para referendar o título através de uma reportagem.


CONFIRAM CLICANDO AQUI:


http://www.youtube.com/watch?v=WLPJK4wqcHQ