PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projeto Telinha na Escola: celular como recurso educativo




Uso de celular como um recurso pedagógico? Por que não?
Eu acredito ser uma ferramenta tecnológica com possibilidades educativas até mesmo ao AEE...
Fica a dica!


Sonia Bertocchi O blog como recurso colaborativo para a sala de aula EIE

Lousa Digital: Blogs em sala de aula

Lousa Digital: Blogs em sala de aula: Dia 20 saiu a lista de Semifinalistas do Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa.   Entre os projetos classificados nessa fase, ...

Tecnologias Assistivas



Leitores de Tela, geradores, ampliadores

Virtual Vision – leitor de telas em português
Dosvox – ambiente computacional para pessoas com deficiência visual UFRJ
Jaws – leitor de tela desenvolvido nos EUA
Windows Eyes - Leitor de telas canadense fabricado pela empresa GWMICRO – Fabricante do Leitor de telas WINDOWS EYES.
Windows Bridge - Leitor de telas fabricado pela Syntha-voice Computer Inc – Site do Fabribante do Leitor de Telas SLIMWARE WINDOW BRIDGE.
NVDA - Leitor de telas gratuito e de código aberto para Windows. Uma excelente opção para uso e testes.
Orca - Leitor de telas gratuito e de código aberto que vem instalado gratuitamente no UBUNTU Linux.
VozMe-Entre com um texto em Português e ele transforma em mp3
Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.
Falador 2.0 permite que você interaja com seu computador.  Leitor de Textos com voz sintetizada

Ampliador de tela do windows – entre no Menu INICIAR, escolha PROGRAMAS e depois ACESSÓRIOS. Na opção ACESSÓRIOS, selecione ACESSIBILIDADE, depois “lente de aumento” para executar o programa. Configure então as opções conforme as suas necessidades e minimize-o.

Ampliador de tela LentePro -  Através desse programa, o que aparece na tela é ampliado numa janela, permitindo assim que todos os detalhes sejam percebidos mesmo por aqueles com grau muito baixo de acuidade visual.

Software para pessoas com deficiências motoras
Motrix – software para pessoas com deficiências motoras graves desenvolvido na UFRJ
MicroFênix – O projeto microFênix v 2.0 foi criado para facilitar o uso do computador pelos portadores de deficiência física grave.
Dasher – é um programa de acessibilidade ao computador que permite aos usuários digitar sem o uso de um teclado. usando um dispositivo apontador como um mouse, um touchpad, uma tela de toque, uma bola de rolo, um joystick, um botão de pressão, um Wii Remote, ou até mesmo mouses operado pelo pé ou cabeça.

Software para escrita Braile
Braile Fácil – O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille.

Comunicação
Prancha Livre de Comunicação – é um software que foi desenvolvido para automatizar esse processo de  comunicação alternativo, provendo facilidades de uso através do computador.

Preditor de Palavras
Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que completem o texto que está a ser editado.

Teclados
VirtualKeyboard –  teclado com predição de palavras.
Teclado Virtual Livre -  Além da comunicação, permite o acesso do computador para uso geral, como edição de textos e planilhas eletrônicas, para pessoas com limitações motoras.

Mouses 
HeadMouse - Mouse com movimentos rápidos de cabeça e teclado com predição de palavras.
Mouse PLUS – é um mouse convencional, adaptado para receber 1 (um) ou 2 (dois) acionadores especiais que funcionam como as teclas “CLICK” e a tela “DIREITA”, facilitando o uso do mouse e permitindo exercício motores.

Ambiente Virtual de Aprendizagem 
EASY: Interface para Mediar as Interações dos Deficientes Visuais – O objetivo do software é extrair o conteúdo existente no ambiente virtual e apresentar para o deficiente visual num formato entendível.



Sistema de controle de ambiente

 
Casas inteligentes – Muitas casas já possuem a maior parte do aparato mais complicado necessário para essas tecnologias: os sensores, que já vêm embutidos em fornos de microondas, aparelhos de TV e timers para ligar e desligar aparelhos eletrodomésticos. O que falta é interligar tudo.  Veja mais no link: