PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Escola Alberto Werner é contemplada com curso de prevenção ao uso de drogas


  

Essa semana iniciarei, junto a equipe gestora de nossa escola  o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2012 que é ofertado por meio do Programa de Estudos e Atenção a Dependências Químicas do Departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia e da parceria com o CEAD, Centro de Educação a Distância, ambos da Universidade de Brasília (UnB).


  LEGALLLLLLL


Número de Vagas e Abrangência
A edição de 2012 do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ofertará 70.000 vagas para 14.000 escolas em todo o território nacional.

Das vagas citadas, no estado de Santa Catarina, Itajaí participará com grupos de 4 escolas que serão :

CENTRO EDUC PROFº CACILDO ROMAGNANI CAIC
EB PROFª MARIA JOSE HULSE PEIXOTO
ESCOLA BASICA ARNALDO BRANDÃO
ESCOLA BASICA PREFEITO ALBERTO WERNER   

                                                            
O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB.
O curso será realizado na modalidade a distância, entre setembro de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por 4 módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.
O curso terá início em 03/09 com um período de ambientação dos educadores-cursistas.

Objetivo Geral

Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.

Objetivos Específicos

1. Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuarem na prevenção do uso de drogas e comportamentos de risco associados, sob o enfoque da promoção da saúde do educando.
2. Orientar os educadores para atuarem na mobilização da rede interna e externa da escola no desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre os principais eixos metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
4. Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento do Projeto de Prevenção do uso de Drogas da escola.

Conteúdo

O conteúdo do curso é desenvolvido através de módulos, apresentados a partir das seguintes temáticas:
Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas.
Módulo 2: Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção.
Módulo 3: A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais.
Módulo 4: Ações preventivas do uso de drogas na escola.
Módulo 5: Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Metodologia do curso

O curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas é realizado na modalidade de Educação a Distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Este ambiente é composto por conteúdos e recursos didáticos que possibilitam a aprendizagem de conceitos e metodologias de prevenção do uso de drogas. As atividades possibilitam produções individuais e produções colaborativas no ambiente virtual e no contexto da escola.
Os quatro primeiros módulos tratam de conceitos, abordagens e metodologias relacionados à prevenção do uso de drogas. O quinto módulo consiste de orientações didáticas para a implementação de ações do Projeto de prevenção construído no decorrer do curso.

Período do Curso

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas será realizado no período de setembro de 2012 a abril de 2013.

Certificação

os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.