PROJETO EM ANDAMENTO 2016

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terça-feira, 2 de outubro de 2012

Recurso sensório-motor


Calça confeccionada para atividades de estimulação como também para crianças com disfunção neuromotora e/ou sensorial.








Como fazer:

É necessário encher uma calça jeans com retalhos e/ou flocos de espuma. Fechar costurando as aberturas. A idéia é encher uma almofada em forma de calça. A partir daí vai da criatividade e do material que tiver disponível e, de preferência, que seja reutilizado o que já tem em casa. Pode ser aplique de tecidos com textura diferente, amarrar brinquedos com sons, cheiros e cores para o bebê explorar e aproveitar os momentos em que estiver na calça.





A versatilidade da forma da calça (pernas e parte do abdômen) possibilita um uso dinâmico favorecendo posturas funcionais para as vivências sensório-motoras. Para dormir, brincar, sentar, ficar de bruços e em várias posições. E o melhor: gastando bem pouquinho!


FONTE: http://terapiaocupacional-bethprado.blogspot.com.br/2011/07/calca-para-posicionamento-de-bebes-e.html


Impressão das mãos - Idéias



Retirei essa sugestão de um Blog de Terapia Ocupacional (fonte abaixo), achei bem interessante. Confiram!





Esta dica veio como sugestão para o ensino dos fonemas para crianças com dislexia. Imprimir as mãos com diferentes cores, posições, partes, totalidade, dimensões, combinações. 

Usando a imaginação, memória, percepção, reprodução, história, criação. A partir do corpo!

Em sala de aula dá para fazer várias brincadeiras:

-Em subgrupos compondo cenas aliando a alfabetização. 
Dica: vale investir no uso combinado de representações. Os mapas neurais agradecem!
- como composição de "frases-charadas"
- material riquíssimo para lidar com os conceitos matemáticos. Os quais começam a partir das nossas dimensões corporais e do tempo das nossas ações e recombinações.
- podendo inclusive usar outras partes do corpo. O que mais podemos compor com as mãos e joelhos?
Dica: a propriocepção (sentido do corpo) bem vivenciada traz benefícios para o estado de alerta e atenção, além de uma melhor habilidade na coordenação motora ampla e fina.

Vale lembrar:

Integrar sensação e movimento leva a uma percepção mais apropriada do corpo...do real ao imaginário. Não necessariamente nesta ordem.
A arte instiga a estética, a criação e, apesar que algumas pessoas esquecem disso, também o raciocínio e aprendizagem.