PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Idéias de frases de boas-vindas a pais, alunos e professores: incentivos muito importantes no Volta às Aulas


Frases de boas-vindas para primeiro dia de Aula - Cartazes de Boas Vindas para Início do ano letivo - Como fazer?


Existem várias maneiras de preparar as frases para o primeiro dia de aula, essas podem ser colocadas em cartazes com mensagens para o início do ano letivo e boas vindas aos alunos, podem ser escritas diretamente no quadro negro antes do início da primeira aula do ano letivo para que quando os alunos entrem na sala de aula vejam primeiramente as frases de boas vindas ao início do ano letivo. Outra maneira de dar as boas vindas aos alunos é através de Cartões de Boas Vindas com frases e mensagens direcionadas aos alunos e aos pais ou responsáveis. O uso de Cartão de Boas Vindas para Início das Aulas  vem crescendo bastante pois através dele a escola pode atingir vários públicos como alunos, pais e professores. Nesse cartão para início das aulas deve estar escrita uma mensagem de boas vindas, o nome do professor, a sala de aula do aluno e uma mensagem para os pais ou responsáveis.
Nossa sugestão para os professores e educadores para o início das aulas:
  • Frases de boas vindas para início das aulas
Logo abaixo apresentamos uma seleção de frases para o primeiro dia de aula, frases para o início do ano letivo para alunos, professores e funcionários. Nossa sugestão é que essas frases sejam colocadas em Cartazes ou Cartões e distribuídos pela escola, essas frases de volta às aulas também podem ser escritas no quadro, na sala dos professores, no refeitório, etc. Cabe aos professores e coordenadores identificarem os melhores lugares. O importante é que as frases de início de ano letivo estejam na altura dos olhos adaptando-as de acordo com o nível de ensino, seja ele fundamental, médio ou superior. Como fazer um cartaz para início do ano letivo?  Sugerimos que seja usado cartolina ou papel cartão para fazer os cartazes, as imagens podem ser desenhadas a mão ou utilizando clip arts disponíveis na internet, basta fazer uma busca no Google imagens com o termo "Exemplo de cartaz para inicio das aulas" você encontrará centenas de exemplos. Veja também. 

 Frases para Primeiro dia de Aula - Cartão e Cartaz
"A escola é sua segunda casa, respeite-a! Estamos de braços abertos para recebê-los!"
"Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável."
"Juntos formamos uma equipe dinâmica."
"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação."
"A educação é o primeiro passo para um futuro melhor."
"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."
"Todos possuímos capacidade de melhorar."
"O esforço é necessário para se obter o sucesso."
"A coragem e a determinação são nossas companheiras."
"Aprender é um direito e um dever do aluno."
"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."
"A escola é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."

Frases para Professores - Frases para Educadores
Confira nossa seleção com frases para professores e educadores para utilizar em sala de aula, para motivar em reuniões e encontros com pais. A volta as aulas está aí e nada melhor do que algumas frases para deixar o o início das aulas ainda mais animado.

Frases de Boas Vindas para início das aulas - Devem ser espalhadas pela escola
"Seja bem vindo a uma jornada rumo ao conhecimento, bem vindo a escola."
"Sorria, você está chegando na sua Escola!"
"Seja bem-vindo, sua presença muito nos alegra!"
"Que bom que você está aqui!"
"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."
"Escola, local onde os amigos se encontram."
"Mais um ano que começa, seja bem vindo a sua Escola."

Frases para Alunos - Motivação e Incentivo
Preparamos uma seleção com frases de motivação e incentivo para alunos, seja para volta às aulas de 2013 ou para qualquer dia do ano algumas frases de motivação podem ajudar professores e alunos no trabalho de educação.

Frases e Pensamentos para o Início das aulas - Palavras para o início do ano letivo
Alguns pensamentos para o começo das aulas, frases e palavras de reflexão para o início do ano letivo, para serem lidas para professores, alunos e funcionários.
"Um país sem educação de qualidade é um país sem futuro. Educadores, o futuro de nossa nação está em suas mãos." ( Luis Alves, frases de boas vindas para professores no primeiro dia de aula )
"Trate as pessoas como se elas fossem o que deveriam ser, e ajudá-los a se tornarem o que são capazes de se transformar." ( Johann Wolfgang Von Goethe, Frase de motivação para início das aulas )
"Estudante, seja bem vindo a uma nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxiliá-lo numa jornada rumo ao aprendizado e conhecimento." ( Luis Alves, frases de volta as aulas para alunos )
"Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver cada problema como um prego." ( Abraham Maslow, pensamentos e frases de começo das aulas, começo ano letivo)
"Aluno, seja bem vindo a extenção de sua casa, seja bem vindo a escola, local de crescimento, como indivíduo e cidadão." ( Luis Alves, frases para alunos início das aulas )
"Educação custa dinheiro, a ignorância não tem preço." ( Claus Moser, frases de Incentivo para Início das aulas)
"Não se limite. Muitas pessoas se limitam ao que elas pensam que podem fazer. Você pode ir tão longe quanto sua mente permite.O que você acredita, você pode conseguir. " ( Mary Kay Ash, frases motivacionais para início das aulas, ano letivo )
"Cada homem deve olhar para si para lhe ensinar o significado da vida. Não é algo descoberto. É algo moldado." ( Antoine de Saint-Exupery, frases de Início das aulas )
"O maior sinal de sucesso para um professor é ser capaz de dizer: As crianças estão agora trabalhando como se eu não existisse." ( Maria Montessori, frase para incentivar professor no início das aulas )
"Alunos, professores e funcionários, sejam bem vindos ao início de mais um ano letivo, trabalhando em harmonia, juntos atingiremos nossos objetivos pessoais e profissionais." ( Luis Alves, Frases de auto estima para volta as aulas )
Inspiração motivadora
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."( frases motivadoras para alunos, Paulo Freire, educador )
Motivação para Professores
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." ( frases para motivação de professores, Paulo Freire )
Aprendizes
"Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar que você sabe disso. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores." ( Richard Bach, frases para professor )
Boa ação
"Um professor que pode despertar um sentimento de uma boa ação individual, para um bom poema único, realiza mais do que aquele que enche a nossa memória com filas e filas de objetos naturais, classificados com nome e forma." ( Johann Wolfgang von Goethe, frase sobre professor )
Contadores de histórias
"Os fluxos de pensamento em termos de histórias, histórias sobre eventos, histórias sobre pessoas, e as histórias sobre as intenções e realizações. Os melhores professores são os melhores contadores de histórias. Aprendemos na forma de histórias." ( Frank Smith, frase para o melhor professor )
Aprendizagem
"Uma vez que a criança aprenda a aprender, nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem contagiosa para que contagie outros." ( Marva Collins, frases para educadores )
Inspiração na educação
"Um professor que tenta ensinar sem inspirar o aluno com o desejo de aprender está martelando em ferro frio." ( Horace Mann, frases sobre aprendizagem )
Sentimentos
"Podem esquecer o que você disse, mas eles nunca esquecerão como você as fez sentir." ( Carol Buchner, frase de reflexão para professores )
A semente
"Se uma semente de uma alface não cresce, não culpe o alface. Em vez disso, a culpa recai sobre nós por não ter alimentado a semente corretamente." ( Provérbio budista, frase para educador )
Perguntas e respostas
"O bom ensino é mais uma doação de perguntas que um direito de dar respostas certas." ( Josef Albers, frases sobre ensino )
A verdade
"Toda a verdade tem quatro cantos: como um professor que lhe da um canto, e é para você encontrar os outros três." ( Confúcio, frases para professores do ensino médio )
O limiar da mente
"O professor que é realmente inteligente não o convido a entrar na casa da sabedoria, mas elevá-lo ao limiar da sua mente." ( Kahlil Gibran, frase para homenagear professores )
A eternidade
"Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca pode dizer onde pára a sua influência." ( Henry B. Adams )
Ambições
"Mantenha-se afastado de pessoas que tentam depreciar suas ambições. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas os grandes fazem você realmente sentir que você também pode se tornar grande."( Mark Twain, frases de motivação para professor )
O bom professor
"Um bom professor deve ser capaz de se colocar no lugar daqueles que acham difícil a aprendizagem." ( Eliphas Levi )
Admiração
"Ser uma criança é manter vivo seu senso inato de admiração, ela tem a companhia de pelo menos um adulto que possa compartilhá-lo, redescobrindo com ela a alegria, a emoção, mistério do mundo em que vivemos." ( Rachel Carson, frases sobre crianças e professores )
Envolva-me
"Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro .Envolva-me e eu aprendo." ( Benjamin Franklin )
O sábio
"Uma pessoa comum maravilha-se com as coisas incomuns; um sábio, maravilha-se com o que é corriqueiro." (Confúcio, frase para motivar professor )
Criatividade na educação
"A criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou." ( Albert Szent Giorgi, frases sobre criatividade para professores )
A fonte do bem
"Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre." ( Marco Aurélio Antonino, frase de autoestima para professor )
Bondade
"Nem todos os homens podem ser importantes, mas todos podem ser bons." ( Confúcio, frase para educador )
Momento certo
"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar." ( Geir Campos, frases de reflexão para professores )
A força
"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável." ( Fernando Pessoa, poeta portugues )
Reciprocidade
"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem." ( Sêneca, frase para colocar na sala dos professores )
Frases para Professores incentivarem alunos na sala de aula
A função do professor vai muito além de ensinar, o professor deve incentivar o aluno, elevar sua autoestima, motivá-lo sempre que cumpriu suas tarefas, algumas poucas palavras bastam para plantar uma semente de esperança no coração de uma criança.
Um professor, melhor do que ninguém conhece a realidade de sua classe, de seus alunos, alguns destes são brilhantes mesmo com as dificuldades do dia-a-dia e com as limitações que a sociedade ou a família impõe, no entanto, cabe ao professor levar a esses alunos a esperança através de incentivos de palavras e gestos. O carinho não precisa ser físico, as palavras tem a capacidade de acalentar a alma.
Abaixo algumas frases para professores incentivar alunos durante a aula, esses são apenas pequenos exemplos, cabe ao professor encontrar a melhor maneira e as melhores palavras para motivar seus alunos.
"Quando o aluno faz uma pergunta: Execelente pergunta - nome do aluno - fico feliz que você tenha tocado neste assunto."
"Nome do aluno... você é inteligente, eu sabia que ia conseguir."
"Estou acompanhando seu progresso, acredito em seu potencial como aluno."
"Viu como a leitura é importante, você não teve nenhum erro."
"Façam dos livros um grande amigo, ele sempre estará ao seu lado quando precisar."
"Nome do aluno... sua criatividade me surpreende, parabéns, continue assim."
"Que caderno organizado, meus parabéns."
"Sua mente é muito criativa, explore esse dom."
"Fico feliz de ter você como meu aluno."
Algumas poucas palavras podem ter um grande significado em uma mente jovem, aberta para a aprendizagem

Fonte: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/volta-as-aulas-textos-atividades-dinamicas-e-mensagens.php





Dicas aos Pais no Volta às Aulas: recurso legal para ser usado na escola.


O que os pais devem fazer e saber no Início das Aulas - Inicio do Ano letivo
Aproveite o frescor do novo ano escolar para estimular seu filho a adquirir o hábito de estudar diariamente.
Façam juntos uma agenda com horários para estudar em casa. Defina também o tempo para esportes e lazer, como TV e videogame.
Estabeleça combinados prevendo futuros imprevistos. Por exemplo: se ele tiver uma festa no meio da semana, terá de abrir mão de alguma atividade de lazer para fazer as tarefas escolares.
Capriche no material escolar. Livros encapados duram mais; um estojo completo, com lápis apontados e canetas coloridas, pode empolgá-lo para se dedicar às lições.
Convidar o filho para participar da compra do novo material esquenta os motores para a volta às aulas.
É necessário que o filhote seja organizado com suas coisas. Peça a ele que arrume a bagunça do quarto após as férias para tornar mais prática a vida escolar.
Não deixe a excitação que acomete os alunos com a possibilidade de rever os amigos e conhecer novos colegas e roubar a atenção à volta das responsabilidades.
A rotina acadêmica de seu filho merece atenção: “Nenhuma escola, por melhor que seja, é a única responsável pela educação de uma criança”


O que fazer durante o período letivo para que a criança estude e tire boas notas

Não se deve dizer à criança que ela estará “livre” depois de estudar, pois ela fará as tarefas com pressa. Se não há lição de casa, ela pode rever a matéria dada ou ler um livro, por exemplo, para cumprir um horário de estudo.
“É importante que a criança organize seu tempo de estudo diário, que deve variar de acordo com a idade e a série”, explica a psicóloga Lílian Chitman. Para a 1ª série, meia hora basta. Para os alunos da 8ª série, o ideal é que estudem duas horas e meia por dia.
Fique atento aos prazos de trabalhos e às datas de provas. Não assuma as responsabilidades de seu filho, mas acompanhe-o e mostre que confia nele.
Se o desempenho nas primeiras avaliações deixar a desejar, haja rápido e descubra quais são as dificuldades de seu filho. Ás vezes ele não entende bem o enunciado das provas ou não compreende bem a multiplicação
Caso as primeiras notas sejam boas, deixe explícito quanto você ficou contente. Cultive a auto-estima para que ele continue com vontade de se esforçar.
Conte a seu filho o que considerou bom em seu desempenho escolar: aquela redação, a forma como ele desenvolveu um problema de matemática, etc. “Fazer elogios descritivos, que não se limitam ao ‘muito bom’, é enriquecedor”.

Fonte: http://www.esoterikha.com/



Volta às Aulas: Regrinhas, Combinados de Grupo

Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.


Abaixo, vários modelos de placas, ilustrações retiradas da NET, mas que podem ser construídas pelo próprio grupo:

































































































Fontes: 
https://plus.google.com/photos/108743508774350531691/albums/5306027137796945073?banner=pwa

https://picasaweb.google.com/atividadesescolares/Regrinhas

http://profcamilaamorpelaeducacao.blogspot.com.br/2011/01/regras-para-sala-de-aula.html