PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Olá Visitantes,
Essa é uma dinâmica que podemos realizar no encontro inicial com os professores, alunos, pais ou em uma primeira Reunião Pedagógica. Eu já ministrei a dinâmica sendo a narradora (Girassol) e também já participei interagindo no grupo. Super recomendo, é muito divertida e contagia a todos!!!


 Encontro das Flores. O que é vida?

Preparação: Distribuir papeizinhos para cada participante com um nome dos personagens da história(que estão em destaque) e, a medida que vão aparecendo na história, os participantes correspondentes irão executar as ações solicitadas.

Variação:
Podemos escrever o nome das flores grifadas no quadro negro e cada participante, ao entrar na sala, de posse de um papel branco, escolhe o nome de uma das palavras do quadro e escreve no seu papel: Bingo! É o que elas irão dramatizar após, mesmo sem saber.
Lembrando que tem que ter também a palavra vento junto com as flores e o nome do girassol não precisa, pois é o narrador! Bjos 
Andréa Padilha

História:
Certa vez no reino da floresta encantada, no dia dos amigos, um dia muito especial comemorado na floresta, o rei girassol convocou todas as flores do reino para um encontro de amigos.
Girassol:Queridos amigos e amigas neste dia dos amigos, todos vocês estão convocados para um encontro muito importante, venham, pois o tema é: o que é vida?
Todas as flores se prepararam para o tal encontro com seus perfumes característicos. Cada uma no reino tinha seu próprio perfume. Elas se animaram muito, pois falar de vida era um tesouro. Naquele reino era a coisa mais importante. Sabiam que a vida era um tesouro extremamente valioso.
Eis que o encontro se inicia:
A margarida foi a primeira a falar, com todo respeito foi logo dizendo que a amizade era distribuir aperto de mão a todos que encontrava. E todas as flores concordavam.(nesse momento, o(s) participante (s), que pegou o papelzinho com o nome MARGARIDA, deve apertar as mãos de todos os colegas do círculo e voltar ao seu lugar. Se continua então a história)
HORTÊNCIA logo se levantou e disse que ter vida para ela era dizer BOM DIA (boa tarde) aos presentes do encontro e as abelhas que lá estavam acompanharam esta linda flor.
JASMIM  cheio de encanto olhou todas as flores presentes e disse. Ter vida é dar um abraço a todos.
ROSA cheia de charme, disse que vida era mais, era beijar a todos que encontrar e para acompanhá-la o beija-flor foi convidado.
LÍRIO e as borboletas muito afetuosas, na sua vez de falar, com braços erguidos disseram que a vida era exclamar AMO VOCÊ a todos que encontrassem,
AZALÉIA muito transcedental comentou que, sendo os olhos o espelho da alma, a vida era ter um olhar cheio de ternura (expressam um gesto de ternura a todos).
ORQUÍDEA na sua vez muito tímida e discreta que nunca dá palpite sussurrou bem baixinho: ter vida é saber ouvir o outro.
De repente um VENTO forte, muito forte, soprou tanto (o(s) PARTICIPANTE(s) que é o vento, corre imitando o vento) que as flores já estavam quase voando, tão delicadas que eram, pois todas voariam se não tivessem se unido (todas se abraçam bem juntinhas).
Flores grandes, pequenas, de todas as cores ali no reino unidas para superarem aquele vento que logo iria embora.
E o vento parou. Passou o perigo. Nossa! Que alegria!
O rei Girassol muito compassivo aproveitou o momento para finalizar o encontro das flores, pediu a todos e concluiu:
Meus queridos amigos : o aperto de mão, o bom-dia, o abraço, o beijo, a exclamação de amor, a expressão do gesto de ternura, o ouvir o outro, tudo isso é muito importante! E nesta manifestação, seja ela como for, não esqueçamos que o principal na vida é a união no mesmo ideal e amor.