PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

sábado, 9 de março de 2013

Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual


Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual 


a escola deve centrar sua atenção: como se podem criar possibilidades de aprendizagem no contexto escolar, interpondo uma substancial mudança de foco, onde as dificuldades não são aprendidas simplesmente como fatores inerentes à condição biológica, mas como, também, provenientes das limitações do contexto social, no caso, escolar.
Oliveira (2009) já apontava que “a condição de deficiência intelectual não pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento do indivíduo. [...] Cabe à escola criar as condições necessárias [...] para a superação de seu próprio limite.” (p.73, 74).


Pessoal, vale muito a pena essa leitura ! Recomendo:


http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/Publicacoes/EDUC_ESPECIAL/Raadi%20baixa.pdf 


Falando sobre Síndromes Humanas


As Síndromes
Diversas síndromes vêm atingindo os recém nascidos e desafiam a medicina com suas possíveis causas e os tratamentos que necessitam de muito estudo e muita pesquisa. Grande parte da população é atingida por algum tipo de síndrome que pode ser genética ou pode se desenvolver com o tempo. Muitas síndromes representam um desafio para os médicos que não encontram as causas e sempre estão buscando respostas para as síndromes e buscam tratamentos eficazes e que possam de alguma forma melhorar a forma de viver de pessoas que convivem com algum tipo de síndrome. Algumas síndromes são mais conhecidas e já possuem tratamentos mais avançados, porém algumas realmente desafiam a medicina e a ciência.



Microcefalia

A Síndrome Seckel
Não tão difundida, a síndrome seckel é uma síndrome de cunho hereditário e é caracterizada pelo não desenvolvimento tanto físico quanto mental. Essa síndrome é pouco conhecida e é muito rara, não atingindo grande número de pessoas. A síndrome seckel causa constrangimento nas pessoas que são portadoras, pois devido à má formação, a aparência fica muito comprometida e os portadores dessa doença são alvos de piadas e comentários de mau gosto. A síndrome de seckel impossibilita o crescimento e como é caracterizada pela microencefalia (cabeça pequena), que pode causar problemas no cérebro, afetando assim a saúde mental e causando retardo mental.

Causas e Características da Síndrome
A síndrome de Seckel que popularmente é conhecida por cabeça de pássaro, devido à aparência que os portadores dessa síndrome apresentam, é causada por defeitos ocorrentes nos genes do cromossomo que causa uma mutação no gene e assim impossibilita a formação física. Além da microencefalia e da baixa estatura, existem outras características que aparentam essa doença. O nariz tem uma forma diferenciada e chega a ser comparado com o bico de uma ave. Portadores da síndrome também podem apresentar problemas na formação dos testículos ou da bolsa escrotal. Apresentam miopia progressiva, baixo peso no nascimento, orelhas baixas, olhos grandes e em alguns casos há redução do número de glóbulos vermelhos e brancos no organismo. Os cabelos dos portadores da síndrome são rascos e ainda podem apresentar problemas na coluna e pé torto.



Turner

Tratamento e Casos no Brasil
Muito rara, a síndrome de seckel exige tratamento contínuo e deve ser tratada por médicos especialistas, para que o tratamento surta o efeito esperado e assim o portador da síndrome possa levar uma vida normal na medida do possível. Existem no Brasil alguns casos de Síndrome de Seckel, dos quais um desses casos chegou ao conhecimento de todos através da televisão, mas de uma forma polêmica e de mau gosto. Um menino de 15 anos foi levado á um programa de televisão não para falar sobre sua vida ou sobre a síndrome. Foi motivo de piada e humilhação diante as câmeras, devido à sua aparência. Em um outro caso, a mãe acabou abandonando a criança que depois teve a guarda concedida à sua avó, que luta com o tratamento e para que seu neto possa levar uma vida normal e digna como qualquer pessoa.

Por: Renata Reis
Fonte: http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-seckel


Esta é uma lista de síndromes:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_s%C3%ADndromes