PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

sábado, 14 de setembro de 2013

Notícia:

Os cientistas americanos analisaram a síndrome de Christianson, um tipo raro e severo do autismo, e descobriram uma relação entre o gene que causa a doença e a produção da proteína NHE6. Esta proteína regula o crescimento dos neurônios, mas, no caso dos autistas, sofre um problema em sua produção .Em testes em camundongos, os especialistas conseguiram conter o desequilíbrio na produção da proteína. Os cérebros dos animais recuperaram a comunicação entre os neurônios, o que praticamente neutralizou a síndrome. A descoberta dá esperança para milhões de pessoas.

Fonte: http://noticias.r7.com/videos/cientistas-americanos-descobrem-como-combater-tipo-raro-do-autismo/idmedia/523310570cf22232322bbee3.html

Assistam ao vídeo: <iframe width='448' height='315' frameborder='0' marginheight='0' marginwidth='0' scrolling='no' src='http://player.r7.com/video/i/523310570cf22232322bbee3?layout=wide252p'></iframe>





Criança que não fala: Mutismo infantil associado a outros sintomas

Criança que não fala, criança que somente se comunica por gestos, evitando ou não aprendendo a falar.
Os sintomas do mutismo infantil pode ser de origem orgânica e psicológica e pode ter diferentes formas de avaliação.
Uma das causas do mutismo pode estar associado a uma combinação de sintomas que podem sugerir a presença de uma síndrome.
A Síndrome de Christianson tem como característica o mutismo infantil associado com dismorfismo craniofacial, epilepsia, oftalmoplegia e atrofia cerebelar.
Esta síndrome é uma doença rara caracterizada por déficit intelectual grave, dismorfismo craniofacial (longa e estreita face com prognatismo), epilepsia de grande mal, oftalmoplegia, e atrofia cerebelar.
Esta doença foi pouco descrita na literatura com poucos casos registrados.
Algumas das mulheres portadoras mostrou déficit intelectual leve.
O gene está localizado dentro do intervalo de Xq24-q27.
Fonte: http://saude.psicologiananet.com.br/palavra-chave/crianca-que-nao-fala


Vídeo para ser trabalhado nas escolas: recomendo !!!



Esse vídeo aborda a acessibilidade, inclusão, relacionamento jovem estabelecido no respeito, no bem querer, não na "pegação ", a importância de VER e INTERAGIR com o outro que é diferente de mim... Várias abordagens importantes podem serem realizadas pelo professor com seus alunos !!!

Um abraço visitante !