PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Depoimento de uma família : O tablet pode transformar a vida do autista


Publico abaixo o depoimento de uma família, retirado do site: http://bemvindoaholanda.com/tablet-transformar-vida-autistas/
Publicado a 30 Setembro, 2013
Por Tiago Fernando


Com o surgimento das novas tecnologias o desenvolvimento e a comunicação de um autista se tornou mais fácil. Por vezes a família não consegue compreender e desenvolver a criança com autismo, nos dias de hoje existem várias tecnologias que podem auxiliar os pais e o autista nestes aspetos.
O Tablet é uma dessas tecnologias que ajuda na interação e desenvolvimento do autista, com tela sensível ao toque e uma diversidade de aplicativos que estimulam a coordenação motora, fala, concentração, raciocínio, entre outros aspectos. A criança se diverte em quanto se exercita. Diversos especialistas recomendam a utilização do Tablet com moderação, segundo o psiquiatra coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo Estevão Vadasz o tablet pode ser utilizado por familiares e profissionais para se comunicar ou desenvolver o autista.
O Tablet pode assim ser usado de forma complementar aos tratamentos, através de jogos didáticos que visam o estímulo e de exercícios, mas o Tablet não faz mágica é necessário supervisionar as atividade da criança, para que o mesmo não se perca na internet ou outro tipo de atividade.
A sua utilização deve ser limitada, os especialistas recomendam que a sua utilização não ultrapasse ás 2 horas diárias.
Existe uma diversidade de aplicativos gratuitos e pagos que podem ser encontrados para Android e IOS. Após um rápida pesquisa no google play(Android)

APLICATIVOS QUE PODEM AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS
- Que-fala: este aplicativo ajuda a criança a se comunicar através do uso de pictogramas.

- FalaFácil Autismo: versão semelhante ao Que-Fala.

- ABC em PT: Possui imagens e áudio de todas as letras do alfabeto, números e 10 animais.

- My Little Memory Game Lite: Jogo de memoria

- Bubble Buster: o objetivo deste jogo é estourar balões de diversas cores, estimula a coordenação motora

- Labyrinth Lite: Como o nome diz é um labirinto, estimula a coordenação motora e raciocínio.

-Adapt: este aplicativo é extremamente interessante possui recursos semelhantes ao Que-fala e possui um teclado virtual para a criança ou adulto se comunicar através da escrita


By Tiago Fernando -  “Nós não somos especialistas, apenas somos pais de um menino autista. O nosso objetivo é compartilhar e reunir informações de qualidade que visam ajudar os autistas e suas famílias na procura por informações e tratamentos. Mas acreditamos que o Tablet pode ser usado em qualquer idade, o nosso filho tem dois anos e a terapeuta em alguns momentos se utiliza do Tablet, quando utilizado com moderação e da forma correta acredito que não haja nenhum problema…





* Transcrito Ipis Literis