PROJETO EM ANDAMENTO 2016

PROJETO EM ANDAMENTO 2016
Visitem no Facebook

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Conheça um pouco mais sobre o Espaço de Vivência em Alfabetização/Itajaí e minha atuação com as Dificuldades de Aprendizagem.


De 2013 a 2014, não atuo mais na Sala de Recursos Multifuncional (Motivo já compartilhado nesse BLOG), mas atuo em outra sala não menos "especial", que atende alunos que precisam também de muito planejamento, estudo e atenção do professor para superar suas dificuldades e muitas vezes um histórico de fracasso escolar.
Para mim:

O Espaço de Vivência em Alfabetização é um desafio ao profissional que o assume, um compromisso com  a comunidade escolar e um programa oferecido com toda a preocupação de nossa rede de ensino de itajaí/sc  de melhorar a qualidade e o desempenho de nossos alunos no processo de alfabetização e letramento bem como,  enfrentar o baixo rendimento escolar; prevenir a reprovação; corrigir  defasagens de alunos em idade/série e  evitar r  evasões  escolares.


Socializo com vocês, um pouco do que é esse programa e um pouco do que venho realizando nesse espaço na unidade de ensino: cepcr- centro educacional profº cacildo romagnani -itajaí/sc



Os Espaços de Vivência em Alfabetização , são salas de aula que compõem o Programa Integrar nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e que se constituem como uma ação efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) no enfrentamento ao baixo rendimento escolar e consequentemente na prevenção da defasagem escolar.



É considerado aluno dos Espaços de Vivências em Alfabetização aquele que apresenta dificuldades acentuadas no processo de aprendizagem, especificamente as relacionadas à aquisição da leitura, escrita (alfabetização/letramento) e raciocínio lógico matemático, identificados pelo professor regente da classe de origem na qual o aluno está matriculado. Os alunos das Classes de Alfabetização 2os e 3os anos são atendidos prioritariamente, sendo estendido este atendimento aos alunos não alfabetizados de outros anos/séries quando se dispuserem  de vagas, exceto aos do 1º ano.





Os atendimentos nos Espaços de Vivências em Alfabetização se dão exclusivamente no contraturno das classes de origem, não sendo delas substitutas.

Ocorrem no mínimo duas vezes por semana entre segunda- feira à quinta-feira, com duração por atendimento não inferior à uma hora aula, considerando para esse fim a demanda, a necessidade e a organização da UE em parceria com seus especialistas/gestores.



O número de alunos nos Espaços de Vivências em Alfabetização não deve ultrapassar a grupos de oito (8) alunos por horário.

Os Espaços de Vivências em Alfabetização são classes de alfabetização, diferenciando-se das classes comuns por utilizar preferencialmente vivências pedagógicas diferenciadas, que propiciem o vivenciar, a experimentação, a experiência, a (re) construção de conceitos através de atividades coletivas e individuais planejadas em consonância com as dificuldades de aprendizagem relatadas e confirmadas através do diagnóstico, a fim de reconduzir os alunos às situações de interação no grupo ao qual pertencem.







As estratégias de aprendizagem preferencialmente devem privilegiar o lúdico, a vivência, a experimentação, a experiência, a construção e a interação das habilidades e competências da Alfabetização/Letramento e Matemática, tornando essas classes em Ambiente Alfabetizador.






As Unidades Escolares são responsáveis em acompanhar mensalmente a frequência dos alunos e do professor, o progresso dos alunos, como também os desligamentos e encaminhamentos ao serviço especializado para avaliação específica, quando houver necessidade.

Para atuar nas salas de aula denominadas Espaços de Vivência em Alfabetização, o professor deverá ter formação inicial em Pedagogia, experiência profissional de no mínimo três anos nas classes de alfabetização, e formação específica na área de processos de aquisição da leitura, escrita, letramento e matemática.












Nenhum comentário:

Postar um comentário